História
O Bengalim do Japão é uma ave criada na China mas desenvolvida essencialmente por criadores japoneses. Não se sabe ao certo qual a sua origem nem os acasalamentos que originaram esta ave.
Atualmente existem duas teorias principais, uma baseada no desenvolvimento de uma espécie de Lonchura em cativeiro que sofreu drásticas alterações e outra suportada no cruzamento de várias espécies de Lonchuras. Na primeira teoria, existe quem acredite que o Bengalim do Japão resulta da criação seletiva da espécie silvestre Lonchura Striata Swinhoei, desenvolvendo fenótipos sempre selecionados originando aves variegadas. Já na segunda teoria existe elevada versatilidade possível, ou seja, inferir que determinadas Lonchuras originaram o Bengalim do Japão suscita, de facto certas dúvidas.
À media que se foi estudando a origem desta ave ficaram de certo várias perguntas por responder, por outro lado existe uma certeza de que esta ave foi um produto final de várias experiências/tentativas do Homem, na medida em que não existia nem existe presentemente na Natureza em liberdade, sendo esta espécie, sem dúvida um símbolo da nossa evolução como criadores de aves.
Em suma, depois de todos os factos analisados, pessoalmente advogo que o Bengalim do Japão é uma ave resultante de vários acasalamentos efetuados pelo Homem. Ora, depois de vários cruzamentos desta espécie obteve-se o Bengalim do Japão de exposição, sendo esta uma ave resultante de várias seleções dos criadores.

