Mutações
Mutação é a alteração espontânea dos caracteres hereditários (genes) transmissíveis à descendência. Denominamos de aves mutantes aquelas que diferem dos seus ancestrais, não afetando a posição do gene no cromossoma, embora o gene mutante produza um efeito distinto do original. Muitas mutações passam despercebidas pois os seus efeitos são de pouca expressão, existindo outras onde o efeito é percebido sensivelmente. Todas as mutações são progressivas e só manifestam todo seu esplendor ao longo do tempo.
Quando ocorre uma mutação o gene passa a existir de duas formas, a original que produz um efeito conhecido, e a mutante que produz um novo efeito. As formas diferentes de um gene são denominadas de alelos. Existem genes que apresentam mais do que uma mutação, neste caso, teremos uma série aleomórfica ou alelos múltiplos. Embora possam existir três ou mais versões de cada gene, cada indivíduo possui apenas dois alelos.
Tipos de Mutações
Dominante- Para que se manifeste, basta que o gene esteja presente uma vez no par de cromossomas correspondente (heterozigoto) e pode ser herdado do pai ou da mãe.
Autossómica Recessiva- Só se manifesta no indivíduo que herda um gene recessivo de cada progenitor (homozigoto), ou seja, manifestando-se sempre aos pares. Caso esteja presente num único cromossoma, inferimos que a ave é portadora.
Ligada ao Sexo- Transmitida por genes contidos no cromossoma que transmite as características do sexo. Como todas as mutações deste tipo são recessivas em relação ao gene original, nos machos o efeito destas só se observará no fenótipo em homozigose. Assim apenas os machos poderão portar genes recessivos ligados ao sexo. As fêmeas não serão portadoras deste tipo de genes, serão puras ou normais.
