top of page

Fator Negro Castanho 

Como o próprio nome indica, o fator orignal do Bengalim do Japão é Negro Castanho, sendo este dominante, realça-se uma coloração negra por todo o corpo do estrildídeo exceto nas asas e no dorso que será constituído por um tom castanho mais claro. Nas asas, à medida que se aproxima o limite exterior o tom vai escurecendo. Este fator caracteriza-se pela junção de dois tipos de melanina na pena, a feomelanina e a eumelanina. Esta deverá ser o principal constituinte, pretendendo diminuir a feomelanina ao máximo exceto no dorso e asas, onde a proporção entre as duas melaninas será mais equilibrada, tornando a cor essencialmente castanha com duas tonalidades diferentes. Contudo, uma ave de qualidade deverá possuir grande quantidade de eumelanina essencialmente no peito, na cabeça e na cauda, devendo ser as mais escuras do corpo. A presença de feomelanina em maior quantidade no dorso deve evidenciar-se, efetuando um desenho tendencialmente triangular que se estende desde o fim do pescoço e início do dorso aos limites das asas e uropígio. A transição da cabeça para o dorso deve ser realizada por uma zona onde se denotará a desigualdade de tonalidade do preto para o castanho. As asas, sendo constituídas por um tom médio entre castanho escuro e negro também deterá uma elevada presença de eumelanina.

No dorso e asas pode identificar-se, por vezes, um ligeiro estriado bege escuro, evidenciado pela ráquis das penas que, ao longo do tempo, devido ao trabalho contínuo com linhas intensas tende a diminuir, tal como podemos observar hoje nas aves mais escuras, não apresentando esta característica.

As patas e unhas deverão ser o mais escuras possível, possuindo um tom negro homogéneo em toda a sua extenção.

No caso do bico, que é totalmente bicolor, a mandíbula superior deve ser escura e a mandíbula inferior constituída por uma tonalidade muito leve de cinzento ou esbranquiçado.

Em suma, selecionamos um fator negro, o mais escuro possível, sem que prejudique a cor do manto castanho escuro. Se o teor de negro for muito elevado, as listras também fluirão fechadas, sendo este avaliado como erro no desenho. A cor das marcações do ventre em forma de "V" é castanho escuro sobre uma cor de fundo clara.

1_edited.jpg

Alguns Exemplares

Foto de: Henk Van Moeffaert

Foto de: Gunther Goessens

Foto de: Fred Panjer

Foto de: Dèxter Morgan

bottom of page